0

Madonna emociona os fãs na Celebration Tour em “Live to Tell”, uma homenagem à vidas perdidas.

Share

A turnê que deve passar pelo Brasil em 2024 traz uma homenagem que literalmente arranca lágrimas dos fãs: “Live to Tell” e a Lembrança dos que Partiram nos Anos 80

Na tão aguardada “Celebration Tour” de 2023, a icônica rainha do pop, apresenta um momento comovente e profundamente significativo durante sua performance da música “Live to Tell”. Esta canção, lançada originalmente nos anos 80, tornou-se um tributo emocional às vidas perdidas para a epidemia de AIDS.

A cantora Madonna em sua turnê Celebration Tour emocionada.
Fonte: Getty Images

Como é a homenagem: Ao interpretar a música Live to Tell, do álbum True Blue, lançado em 1986, Madonna está sentada a bordo de uma gôndola que a transporta pelo ar. Oito telas gigantes de cerca de quinze metros surgem uma após a outra. No primeiro, um retrato de Martin Burgoyne, seu colega de quarto na década de 1980 em Nova York. Na próxima, a de Christopher Flynn, seu ex-professor de dança. E depois o artista Keith Haring, de quem era próxima, e outros (o cineasta Howard Brookner, a atriz Cookie Mueller, o fotógrafo Herb Ritts…).

 Além de pessoas próximas e famosos, as imagens exibem o rosto de tantos outros anônimos que perderam suas vidas mas que ainda podem serem lembradas através do trabalho inspirado, belíssimo e profundamente necessário do perfil THE AIDS MEMORIAL, criado no antigo Twitter e também disponível no Instagram, a performance da canção exibe nos telões imagens que relembram as tantas vidas, amores e os rostos das pessoas que perderam suas vidas devido à AIDS.

Origens da Homenagem: Uma Época de Lutas e Perdas

A década de 1980 foi marcada pela emergência devastadora da epidemia de AIDS. Um período em que comunidades, especialmente a LGBTQIAPN+, foram duramente atingidas pela perda de entes queridos e amigos para essa terrível doença. “Live to Tell” foi lançada em 1986, durante esse contexto desafiador, e tornou-se um hino de resiliência e memória.

Repercussão: Compartilhando Histórias, Criando Conexões

A repercussão dessa homenagem tem sido profunda e comovente. É comum ver pessoas chorando na plateia dos shows e nas redes sociais fãs compartilham histórias pessoais, lembrando aqueles que foram impactados pela epidemia. Sempre envolvida na luta contra a AIDS, o gesto de Madonna na turnê, é uma expressão de solidariedade e reconhecimento de uma época difícil que faz parte também de sua trajetória pessoal.

Se hoje, em 2023, lutamos pelo fim do estigma das pessoas que vivem com HIV e lutamos para mais ações de conscientização e prevenção, os espectadores da turnê elogiam a sensibilidade de Madonna ao utilizar sua plataforma global para uma causa tão significativa e que não pode ser nunca esquecida.

A Importância da Conscientização Contínua

A Celebration Tour de 2023 não é apenas sobre música e entretenimento; é sobre conexão, história e conscientização. Madonna, mais uma vez, demonstra que sua arte vai além do palco, sendo uma força para lembrar o passado, homenagear aqueles que se foram e inspirar a ação para um futuro melhor.

 Atualmente, no mundo, 39 milhões de pessoas que vivem com HIV, dos quais 9,4 milhões não estão em tratamento que salva vidas. Devemos continuar a usar nossas vozes e plataformas para garantir que todos tenham a oportunidade de viver uma vida plena e saudável com acesso à informação e medicação.

 Essa homenagem na “Celebration Tour” é um lembrete de que, embora tenhamos avançado em termos de tratamento e aceitação, é crucial continuar a conscientização sobre a AIDS e seu impacto histórico, promovendo a empatia e a compreensão em toda a sociedade.

Saiba mais:

Perfil do Aids Memorial no X

Perfil do Aids Memorial no Instagram

Site do World Aids Day