0

Tudo sobre a Parada LGBT+ 2024 em São Paulo

Share

Este post foi criado para ser um guia que reúne informações diretas e rápidas sobre a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ que acontece anualmente na cidade de São Paulo.

Sim. A 27a. Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo está confirmada para acontecer na cidade de São Paulo em 2024.

Dia 02 de Junho de 2024.

A partir das 10h da manhã começa a concentração na Avenida Paulista.

A parada acontece na Avenida Paulista, em São Paulo. Normalmente, a parada tem o seguinte percurso:

  • Concentração às 10h na Avenida Paulista
  • Início da movimentação dos carros de som às 12h
  • Passagem pela Rua da Consolação em direção ao centro da cidade.
  • Término às 19h na Praça Roosevelt
  • Trios elétricos escoltados a partir das 8h00 pela Avenida do Estado, Avenida Tiradentes, Avenida 23 de Maio, Rua Ramon Penharrubia, Avenida Bernardino de Campos e Avenida Paulista 

Em sua 27ª edição, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo saiu às ruas em defesa de um tema fundamental: Políticas Sociais para LGBT+ – Queremos por inteiro e não pela metade.

Até o momento, foi divulgada a presença de atrações como: Pabllo Vittar, Daniela Mercury, Majur, Pocah, Bixarte, Thiago Pantaleão, Urias, Grag Queen e o cantor WD. Porém, espera-se ainda a inclusão de mais nomes de artistas, festas e personalidades na edição de 2024.

A primeira edição ocorreu em 1997 com cerca de 2 mil participantes e, desde então, o evento já conquistou um público de 4 milhões de pessoas e entrou para o Guinness Book como o maior do mundo.

Conheça a loja online da PrideTag: Moda e Lifestyle para você se destacar na multidão.

O mês de junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Esta celebração faz referência a um movimento que aconteceu em 1969, em Nova York, conhecido como a Rebelião de Stonewall. 

Por causa da repressão e de um confronto com a polícia com pessoas da comunidade LGBT+ de Nova Iorque em 28 de Junho de 1969, a partir de 1970, a comunidade LGBT+ mobilizou a primeira marcha do orgulho gay em algumas cidades dos Estados Unidos. Assim, até hoje, o Mês do Orgulho LGBT+ é celebrado em junho no Brasil e em outros países do mundo.

A Parada LGBT+ da Cidade de São Paulo é a maior do Brasil. Ela reúne milhões de pessoas e teve seu recorde de mais de 4 milhões de público registrado no Guinness Book dos Recordes.

De acordo com a organização da Parada e fontes oficiais da Polícia Militar divulgadas por veículos de mídia, foram 3 milhões de pessoas presentes na parada de 2023.

O recorde de público da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo foi em 2011, com 4 milhões de pessoas. A Parada de 2022 também bateu o recorde de público, com 4 milhões de pessoas.

Clique no banner e acesse nossa loja online.

Ela é importante em vários aspectos! Trazer visibilidade às pautas da comunidade LGBT+, reivindicar direitos, promover a visibilidade e celebrar a diversidade.

Importante como instrumento de combate ao preconceito e também um espaço de conscientização, promoção da prevenção e testagem de ISTs, em especial o combate ao HIV/Aids.

A Parada tem um impacto na economia, na geração de empregos e na imagem positiva para a cidade. Segundo a SPTuris (empresa estatal de turismo do município de São Paulo), a parada é o evento que atrai mais turistas à cidade de São Paulo e chega a movimentar até 500 milhões de reais na economia da cidade.

Sim. O perfil oficial da organização é o @PARADASP

Além de ir na Parada, você pode se associar à Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) Ela é a entidade jurídica organizadora da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e existe para promover a cidadania da Comunidade LGBT+ por meio da cultura, esportes, lazer, estudos, grupos de discussão e outras atividades correlatas. Associe-se e colabore para apoiar ações para a diversidade e lutas pelos direitos LGBT+.

Acesse: https://paradasp.org.br/ para informações oficiais, atualizadas e para saber mais sobre a organização e o evento.

Gostou desse post? Compartilhe nas suas redes sociais!

Conheça as estampas exclusivas das camisetas Pride LGBT+.